sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Governo adia primeiro leilão de energia reserva à base de cana-de-açúcar

O primeiro leilão de contratação de energia reserva, proveniente de biomassa, que estava previsto para o dia 30 de abril, foi adiado para maio. Segundo portaria do Ministério das Minas…

O primeiro leilão de contratação de energia reserva, proveniente de biomassa, que estava previsto para o dia 30 de abril, foi adiado para maio. Segundo portaria do Ministério das Minas e Energia publicada hoje no Diário Oficial da União, o leilão foi remarcado para o dia 20 de maio, para produto com início de suprimento em 2009, e para 21 de maio, no caso de produto com início de suprimento em 2010.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a alteração da data foi solicitada pelos próprios empreendedores, que pediam mais prazo para a entrega de documentos. De acordo com o ministério, o adiamento do leilão não vai ocasionar atrasos no início do fornecimento de energia.

Com a mudança, os interessados têm até o dia 30 de abril para apresentar documentos como licença ambiental, declaração de recursos hídricos, registro na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e parecer de acesso às instalações de transmissão ou distribuição de energia elétrica.

O leilão vai possibilitar a contratação de energia de reserva, gerada a partir de bagaço e palha de cana-de-açúcar e resíduos vegetais. A energia servirá para aumentar a segurança no fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O leilão tem 118 empreendimentos cadastrados para participar, e deverá gerar um total de 7.811 megawatts. Os contratos terão vigência de 15 anos.

A portaria publicada hoje também determina a realização do segundo leilão para a compra de energia reserva, em 30 de julho deste ano, com início de suprimento em 2010.

Notícias relacionadas