sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Governadores reivindicam modificações no PAC

Governadores de 12 estados querem um maior do repasse de verbas da União previstas no Programa de Aceleração do Crescimento – chamado de PAC. Os governadores se reuniram nesta segunda-feira,…

Governadores de 12 estados querem um maior do repasse de verbas da União previstas no Programa de Aceleração do Crescimento – chamado de PAC. Os governadores se reuniram nesta segunda-feira, em Brasília, e elaboraram uma pauta de reivindicações para apresentar ao governo federal. Entre elas, está o aumento da participação dos estados na distribuição da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico e a criação de um fundo definitivo para repor as perdas com a Lei Kandir –que desonera as exportações. Os governadores também querem que a participação na CPMF seja de 20% para estados e 10% para municípios. Hoje, os recursos são destinados a União e rendem por ano mais de 32 bilhões de reais. Segundo o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, do PSDB, o governo tem que flexibilizar as medidas do PAC, porque sem o apoio dos estados, o crescimento previsto pelo programa será pequeno.

O que nós queremos é participar desse esforço conduzido pelo Governo Federal de retomada do crescimento. E se não houver alguma flexibilização nas nossas condições para investir, esse esforço do Governo Federal será muito tímido.

De acordo com o governador de Sergipe, Marcelo Deda, do PT, as reivindicações têm como objetivo resgatar a capacidade de investimentos por parte dos estados.

Há um sistema tributário que infelizmente concentra excessivamente recursos nas mãos da União. Não foi esse que governo que criou. Ele é um sistema que está há algum tempo criando esse tipo de problema para a federação. O momento agora, portanto, é de abrir um diálogo. O país precisa crescer. As tarefas do crescimento não são exclusivas da União. Os estados podem e querem colaborar para que o Brasil encontre o caminho do desenvolvimento sustentável.

Outra proposta dos governadores é a criação de um Programa Piloto de Investimento, que destinaria recursos para obras de infra-estrutura, como a recuperação de estradas. As propostas serão apresentadas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que marcou reunião com todos os governadores no dia seis de março. O PAC foi lançado na última semana pelo governo federal e prevê investimentos de mais de 500 bilhões de reais até 2010.

Notícias relacionadas