O governadorde Santa Catarina, Jorginho Mello (SC), elogiou a cidade de Pomerode, no Vale do Itajaí, e afirmou que a cidade, que tem 80,3% da população composta por moradores brancos, “se destaca pela cor das pessoas”.
“Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, afirmou Jorginho durante a abertura de evento em Pomerode nesta quinta (16).
A fala foi divulgada pelo vereador de Florianópolis (SC) Leonel Camasão (PSOL), que também denunciou o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR) e pediu a abertura de uma ação penal contra o governador. Ele alega que a declaração pode configurar racismo.
Pomerode tem 34.289 habitantes e 27.562 são brancos, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2022. Pretos e pardos representam menos de 20% da população local.
Jorginho deu a declaração enquanto anunciava a ampliação da Subestação de Pomerode. O governador afirma que sua gestão fará um investimento de R$ 14,3 milhões para aumentar a capacidade de distribuição de energia na região.
A assessoria do governador bolsonarista não se manifestou sobre a fala ou a denúncia de Leonel Camasão.