Um dos maiores golpistas de um esquema de pirâmide foi preso na última segunda-feira, dia 15, em Selvíria (MS) ao tentar fugir para o Paraguai. Alessandro Jovaneli, ex-morador de Votuporanga, estava com prisão decretada desde agosto de 2023.
Jovaneli foi responsável por um dos maiores golpes aplicados em todo o Noroeste Paulista e outras cidades do Estado de São Paulo. Com sede em Campinas, a Euro Capital foi uma das empresas que mais arrecadou dinheiro com promessas de rendimento rápido em pouco tempo.
O esquema atraiu centenas de clientes que usaram suas reservas para investimentos. Muitos chegaram a vender casas, apartamentos e outros bens, além de fazerem empréstimos bancários, acreditando na promessa de rendimento fácil, rápido e com juros além do que o mercado oferecia.
A fraude foi denunciada, envolvendo outras pessoas que chegaram a serem acusadas de estelionato, principalmente aqueles que eram mediadores e se prestavam ao papel de captar novos clientes em toda a região.
Após o estouro e a falta de pagamento aos clientes, o SAC da empresa foi desativado e os investidores foram obrigados a procurarem a polícia e ingressarem com ações judiciais para rever pelo menos o capital investido.
Estima-se que o golpe rendeu à empresa Euro Capital mais de 200 milhões e não há informações sobre o paradeiro desse montante.
Antes do pedido de prisão e mesmo sem pagar os investidores, Alessandro Jovaneli ostentava nas redes sociais em festas regadas a muita bebida cara e desfrutando de carros importados e caríssimos, revoltando os credores.
A PRISÃO
Alessandro Jovaneli foi preso pela Polícia Militar de Selviria por volta das 10h45, após denúncia anônima recebida pelo 190. A denúncia informava que um homem foragido da Justiça estaria planejando fugir para o Paraguai.
Com as informações, os policiais militares do 2º Pelotão da 2ª Cia do 2º Batalhão iniciaram diligências e localizaram o suspeito em uma residência na avenida Adelmo Zambom.
Durante a abordagem, os policiais realizaram consulta nos sistemas policiais e constataram que o homem possuía um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara da Comarca de Votuporanga.
Alessandro foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia de Selvíria e em seguida, transferido para o Presídio de Segurança Média de Três Lagoas.
A polícia investiga o caso.
O suspeito é investigado em várias ações judiciais, tanto em nível estadual, como federal, de crimes financeiros e pirâmide. Na região Noroeste Paulista, há dois anos, as ações começaram a virar rotina contra o suspeito.