Um rapaz de 25 anos, morador em Araçatuba, vem sendo vítima de extorsão em uma modalidade de golpe que acontece via redes sociais, chamado de “golpe do nudes”, onde a vítima é convencida a enviar nudes seja de vídeos ou fotos, após receber fotos de uma moça nua, a qual atrai as vítimas inicialmente pelas redes sociais.
No caso do jovem de Araçatuba, foi apenas mais uma entre várias vítimas que já caíram neste golpe. Ele foi atraído por uma suposta jovem que conheceu em uma rede social. Após início de conversas, recebeu uma foto da suposta “affair” sem roupas.
Em seguida ela pediu que a vítima enviasse um vídeo dele nu, pedido que foi atendido. Após enviar esse vídeo, ele passou a ser extorquido por meio de uma ligação proveniente de um telefone com DDD 11, onde o interlocutor pedia dinheiro para não espalhar o nude que ele havia enviado.
Com receio, a vítima depositou R$ 1 mil em uma conta do banco virtual C6, em nome de um homem. No entanto, as ligações com ameaças de expor o vídeo continuam. Agora a vítima procurou a polícia e fez um boletim de ocorrência para registrar o caso.
O GOLPE
Nestes casos, para atrair a vítima, a pessoa que vai aplicar o golpe cria um perfil falso usando foto de meninas atraentes. Em seguida pede amizade e inicia conversa por meio de redes sociais e depois pede o número do whatsapp, envia foto de nudes até convencer a vitima de enviar um vídeo, e é neste momento em que começa a extorsão contra a vítima.
Uma das características neste tipo de golpe é que o perfil utilizado tem poucas fotos e na maioria dos casos, nem há postagens do dia a dia. A pessoa que está por trás sempre chama as vítimas com conversas envolventes relacionada a relacionamentos e sexo.