O MBA em Gerenciamento de Projetos oferecido pela UNIFEV, conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), é uma das especializações que mais se destaca no país, conforme dados da própria FGV. O curso está entre as 15 novas opções de MBA que passarão a ser oferecidas a partir de maio deste ano. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria da Pós-Graduação, na Cidade Universitária, ou pelo telefone (17) 3405-9985.
A especialização tem o objetivo de desenvolver nos profissionais o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gerentes de projetos no mundo empresarial. De acordo com o Prof. Dr. André Baptista Barcaui, coordenador acadêmico do curso, o projeto é um empreendimento temporário, planejado, executado e controlado, que visa a um objetivo único.
“Cada vez mais as empresas de diversos portes e segmentos estão trabalhando por projetos. Na medida em que introduzem novos produtos, novos processos e mudanças, necessariamente, estão lidando com projetos internos ou externos”, explicou.
Com o fim do período pós-guerra, um conjunto de melhores práticas passou a ser compilado, por meio de instituições de âmbito mundial, como o Project Management Institute (PMI), com sede nos Estados Unidos, que tinha como missão a profissionalização da carreira na área de gestão de projetos.
O PMI concluiu que uma gestão feita de forma amadora pode resultar na perda de clientes, produtividade e dinheiro. Além disso, o Instituto estima que cerca de 25% do PIB mundial está relacionado a projetos das mais diferentes magnitudes.
Embora ainda seja uma profissão relativamente recente no Brasil, Barcaui destaca que a carreira de gestor de projetos está em ascensão. “São várias as evidências nesse sentido. Uma delas é o crescimento dos números de membros do PMI no país. Outra é o aumento do número de cursos e certificações sendo oferecidas. Ao abrirmos as páginas dos principais jornais brasileiros, deparamo-nos com ofertas de emprego ligadas à gerência de projetos”, afirmou.
Perfil
Aos profissionais que pretendem ingressar na área não há uma fórmula mágica. Barcaui enfatiza que a preparação é o que existe. “As características desejáveis para um bom gerente de projetos pode ser dividida em três grandes grupos de competências: técnicas (metodologia, ferramentas), de negócios (necessidades do cliente, mercado, mudanças), pessoais e emocionais (ética, carisma, criatividade, iniciativa, comunicação, autocontrole, delegação)”.
O curso de MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV vai diretamente ao encontro dessa realidade, preparando conceitual, ferramental e emocionalmente os profissionais para enfrentarem os desafios da gestão de projetos, programas e portfólio.
“A experiência de nossos professores associada a um conteúdo no estado da arte sobre o tema ajuda os alunos a fazerem analogias com a sua realidade, mitigando riscos e ajudando a catalisar uma carreira de sucesso como gerente de projetos”, finalizou o docente.
Mais informações no site: mgm-votuporanga.fgv.br