quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Genéricos chegam a ser 90% mais baratos

O preço dos medicamentos genéricos chega a ser 90% mais barato do que os convencionais em Catanduva, a exemplo dos remédios para combater hipertensão arterial. O levantamento, realizado em farmácias…

O preço dos medicamentos genéricos chega a ser 90% mais barato do que os convencionais em Catanduva, a exemplo dos remédios para combater hipertensão arterial.
O levantamento, realizado em farmácias da cidade, acompanhou a tendência nacional que registrou um aumento de 68% entre a diferença entre os dois tipos de remédios.
A pesquisa em território nacional foi feita pelo Centro Paulista de Economia da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Apesar da queda dos preços, a venda de medicamentos genéricos nas farmácias segue estagnada. Pelo menos foi o que retratou a proprietária de uma farmácia, Márcia Puelker Barboza.
“Os remédios genéricos ainda têm uma difícil aceitação dos consumidores. Geralmente, eles são pouco receitados pelos médicos e não aceitam outra alternativa a que não seja que está prescrita na receita”, relatou.
Além do preço acessível, outro ponto positivo na compra dos genéricos é o desconto oferecido pelas farmácias, “Enquanto que para os convencionais os descontos são de 20% para pagamento à vista, os genéricos podem ser vendidos com abatimento de até 30%”, disse a comerciante.
Os próprios farmacêuticos acham bom negócio comercializar os similares. “Na aquisição com fornecedores, os valores são bem mais em conta”, falou.
Do total mensal, as porcentagens de medicamento similares vendidos são irrisórias. “É o retrato de uma condição na qual a filosofia do consumidor precisa ser modificada”, comentou.

Fracionados
O Ministério da Saúde do Governo Federal liberou a comercialização de remédios fracionados. Vários remédios podem ser encontrados vendidos dessa forma. São encontros antibióticos, expectorantes, anti-hipertensivos, diuréticos, inibidores de alfa-redutase, antilipêmicos e antiulcerosos. Além desses, medicamentos que não exigem receita também poderão ser fracionados. O remédio será fracionado sob supervisão e responsabilidade do farmacêutico

Remédios fracionados
Medicamento | Classe Terapêutica
Acetilcisteína – Expectorante
Agiolax – Fitoterápico
Amoxicilina – Antibiótico
Ampicilina – Antibiótico
Besilato de Anlodipino – Anti-hipertensivo
Bromoprida – Antiemético
Captopril – Anti-hipertensivo
Cefadroxila – Antibiótico
Cefalexina – Antibiótico
Cloridrato de Ranitidina – Antiulceroso
Cloridrato de Terbinafina – Antimicótico
Clortalidona – Diurético
Diclofenaco Potássico – Antiinflamatório
Eparema – Fitoterápico
Espironolactona – Diurético
Finasterida – Antialopécia
Genfibrozila – Antilipêmico
Hidrafix – Reidratante oral
Lansoprazol – Antiulceroso
Lisinopril – Anti-hipertensivo
Maleato de Enalapril – Anti-hipertensivo
Omeprazol – Antiulceroso
Pantoprazol – Antiulceroso
Prednisona – Glicocortióides Sistêmicos

Notícias relacionadas