Quando se tem um irmão gêmeo é difícil tirar a palavra divisão do vocabulário. É comum que os gêmeos compartilhem as mesmas roupas, professores e círculo de amigos. Para os irmãos André Silva e Adriano Silva, essa relação de companheirismo foi além: eles realizaram o sonho de fazer um casamento duplo, para que a data tão importante também fosse partilhada entre os dois.
Com o traje igual, os irmãos subiram juntos ao altar na tarde deste sábado (28), no mesmo horário, em uma igreja católica da zona norte de São José dos Campos, no interior de São Paulo, para selar a união com as noivas Milena e Andreia.
Na véspera da data tão aguardada, os caçulas de dez irmãos conversaram com g1, para falar da realização do sonho e da relação de companheirismo que têm desde que nasceram, há 47 anos.
Segundo o noivo André, desde o dia 17 de fevereiro de 1976 que ele e o irmão aprenderam a compartilhar tudo que vivem. Depois de adultos, isso não se tornou mais uma obrigação e sim uma vontade mútua de, sempre que possível, estar vivendo experiências lado a lado.
Na infância, a dupla compartilhou escolas e amigos. Na juventude, as baladas e momentos de curtição. Hoje em dia, os irmãos trabalham no mesmo local e aproveitam os momentos de lazer também juntos.
“Eu e meu irmão sempre fomos muitos companheiros e amigos. A gente trabalha junto hoje em dia, fora que antes trabalhamos em três empresas juntos também. A ligação é tão forte, que até na escola o Adriano repetiu o mesmo ano que eu”, contou rindo André, que é 10 minutos mais velho que o irmão.
Para os gêmeos, fazer um casamento duplo sempre foi um sonho, mas que começou a tomar forma há cerca de um ano, quando as respectivas noivas toparam a ideia.
“O Adriano arrumou uma namorada e eu perdi meu companheiro de cachaça e curtição. Ai não teve outro jeito, arrumei uma namorada também (risos). Há cinco anos, em uma viagem juntos, chegamos a comentar essa nossa ideia. A noiva do meu irmão relembrou esse desejo este ano e resolvemos realizar esse sonho”, explicou André.
A preparação para o casamento foi a todo vapor. Os filhos da dona Terezinha e do seu José Lourenço escolheram a roupa idêntica, o sapato igual e até o corte de cabelo vai ser o mesmo para o casamento.
“Fizemos toda a preparação do casamento juntos. Roupa, sapato e corte de cabelo vão ser os mesmo. Das nossas noivas não sabemos, vai ser surpresa. Meu único medo é delas confundirem a gente no altar e não saberem quem é quem”, falou André em tom de brincadeira.
Além da aparência ser muito semelhante, André conta que a personalidade dos dois irmãos são muito próximas e que ele estava bastante nervoso e ansioso para celebrar a união. O momento por si só já seria emocionante, mas ver o irmão casando também deve deixar o dia ainda mais especial.
“Além da aparência ser muito parecida, o nosso aspecto pessoal é muito legal, porque gostamos das mesmas coisas, temos essa essência, nossa família vai estar em peso no casamento”, disse.
“Estou muito feliz que deu tudo certo na preparação e que vamos poder realizar esse sonho. Mas não posso negar, estou muito nervoso e ansioso, acho que nem vou conseguir dormir”, disse alegre.