Deitada em frente às viaturas, ela parece uma segurança do quartel. Mas se engana quem pensa que a gata “Fumaça” está descansando.
A felina vive há mais de 10 anos no 15º Grupamento de Bombeiros Militar da Asa Sul, no Distrito Federal, e além hastear a bandeira todos os dias com os “colegas de trabalho”, Fumaça já ajudou a identificar um incêndio no quartel.
O sargento Queiroz conta que Fumaça foi a responsável por avisar sobre um foco de incêndio no Batalhão. Os bombeiros não estavam próximos à sala da secretaria, quando um aparelho eletrônico pegou fogo – foi a gatinha que viu a situação e correu para avisá-lo.
Queiroz diz que ficou sem entender o que a gata queria, mas começou a seguir a mascote, que o levou até a sala onde o incêndio acontecia.
“Quando cheguei na secretaria, estava inundado de fumaça. O fogo começou num roteador e foi se espalhando. Graças à Fumaça a gente viu a tempo, consegui chamar o pessoal, abrimos a secretaria e apagamos o incêndio”, conta o sargento.
A mascote é castrada e está sempre com a vacinação em dia. Ela “apareceu” no quartel e, segundo os bombeiros, o dono da Fumaça chegou a levá-la de volta para casa, mas a devolveu aos militares porque ela estaria mais acostumada ao local.