sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Gastos do debate realizado pela OAB e alunos de direito serão pagos por rádio

Terminou o impasse sobre o debate organizado pela 41ª Subsecção da OAB de Catanduva em parceria com Centro Acadêmico Alysson Mascaro. Ontem, a comissão organizadora do debate reuniu-se na sede…

Terminou o impasse sobre o debate organizado pela 41ª Subsecção da OAB de Catanduva em parceria com Centro Acadêmico Alysson Mascaro. Ontem, a comissão organizadora do debate reuniu-se na sede da OAB e divulgou que a exclusividade de transmissão ao vivo será da Rádio Bandeirantes e da Net de Catanduva. A explicação para tal decisão é que o debate será custeado pela emissora de rádio.

De acordo com Maírton Lourenço Cândido, o Café, presidente da OAB, a exclusividade foi mantida em virtude de haver ‘apoio’ de um proprietário de rádio no evento. “Primeiramente a Michelle (Michelle Rodrigues Batista, presidente do Centro Acadêmico Alysson Mascaro) veio com a idéia do Centro Acadêmico discutida na faculdade de montar esse debate. Posteriormente, o Rodrigo Gabas (representante da Rádio Bandeirantes e da Net) nos procurou dizendo que ele queria promover um debate e eu disse a ele que estávamos organizando e se ele teria interesse em participar, contudo, foi marcada a primeira reunião”, explicou.

Segundo informou o presidente, na primeira reunião começamos a preparar toda a situação que envolve desde a minuta e de tempo. “Ele (proprietário da rádio) se prontificou em ser exclusivo e que custearia toda a despesa do debate, que inclui aluguel do prédio, som, iluminação e água”, disse.

O presidente da OAB informou ainda que não se trata de parceria, mas sim de um apoio do proprietário da rádio quanto à realização do debate.

Devido ao impasse que ocorreu anteontem, durante a reunião dos candidatos para assinar a minuta, o presidente da OAB e a presidenta do Centro Acadêmico estiveram com o juiz eleitoral na tarde de ontem.

Na tarde de ontem, a reportagem do NM foi até o Fórum para entrevistar o Juiz eleitoral José Roberto Lopes sobre a questão da minuta do debate. O juiz informou que as regras estão de acordo com a resolução 22.718, com base nos artigos 22 a 24. “Apenas recebo a comunicação e homologo as regras. Não imponho as regras, quem decide pelos veículos de comunicação que cobrirão o evento é a organização”, disse.

Candidatos
Marco Vinholi, representante de Geraldo Vinholi (PDT), disse que não tem nada a declarar e que o candidato assinará a minuta.

José Alfredo (PMDB) disse que amanhã (hoje) assinará a minuta para adesão ao debate. “A decisão da comissão foi mantida desde o primeiro momento”, disse.

Durante a reunião, a comissão organizadora abriu espaço para o questionamentos dos candidatos e ou representante. Rodrigo Hummel, representante do candidato Afonso Macchione Neto (PSDB), argumentou a decisão sobre a exclusividade, mas prevaleceu a decisão da comissão.

Caio Marcelo Bastos Martani, representante da candidata Beth Sahão e da coligação do PT, declarou que a postulante ao executivo assinará a minuta. “O que importa ao partido é que a democracia seja feita. Para nós independentemente de quem vai transmitir, não fomos a favor nem contra a exclusividade”.

A minuta deve ser assinada hoje, às 17h30, pelos candidatos. O debate vai ocorrer mesmo que algum candidato não assine a minuta. “Nós vamos partir do princípio democrático e toda imprensa será convidada para acompanhar o debate e fazer a divulgação”, finalizou. (Suélen Petek)

Notícias relacionadas