A Associação Uruguaia de Futebol (AUF, na sigla em espanhol) anunciou nesta quinta-feira a suspensão das partidas do Campeonato Uruguaio marcadas para este sábado e domingo. A decisão é para manifestar o luto e a tristeza do esporte local pela morte do Agustín Martínez, de 17 anos, que sofreu um infarto enquanto disputava uma partida pelo Boston River pela terceira divisão nacional.
Martínez disputava na tarde de quarta-feira uma partida contra o Cerro, em Montevidéu, quando passou mal aos 30 minutos do primeiro tempo. Segundo o jornal uruguaio Ovación, após o desmaio o jogador precisou esperar por 15 minutos até uma ambulância chegar ao campo e realizar o atendimento. Levado ao Hospital Pasteur, ele teve a morte confirmada no início da tarde desta quinta.
A AUF decidiu suspender a próxima rodada após conversar com os clubes participantes. A medida se estende ainda a outras competições organizadas pela entidade como torneios amadores, feminino e de futsal. Em comunicado, a entidade demonstrou solidariedade ao clube, assim como aos familiares e do jogador.
O Boston River é um time pequeno de Montevidéu. Assim como outros clubes uruguaios, a diretoria utiliza os garotos da base para competições de divisões inferiores, como era o caso de Martínez. Já o elenco principal, por sua vez, disputa a elite nacional e tem como principal estrela o veterano atacante Loco Abreu. Aos 42 anos, ele tem dois gols em nove partidas disputadas na atual temporada.