sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Garoto de 14 anos é denunciado pelo pai por ligação com grupos neonazistas

Um pai denunciou seu filho de 14 anos por envolvimento em grupos neonazistas em Vila Velha, na Grande Vitória, Espírito Santo. O caso veio à tona após a apreensão de…

Um pai denunciou seu filho de 14 anos por envolvimento em grupos neonazistas em Vila Velha, na Grande Vitória, Espírito Santo. O caso veio à tona após a apreensão de materiais relacionados ao neonazismo, como celulares, livros e bandeiras com a suástica, pela Polícia Civil no início de setembro, embora a informação tenha sido divulgada apenas nesta quinta-feira (26).

As investigações começaram em março de 2024, quando o pai registrou uma ocorrência após descobrir que o filho participava de grupos online que faziam apologia ao nazismo e a Adolf Hitler. Segundo o delegado Brenno Andrade, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), a denúncia foi feita depois que o pai acessou o celular do adolescente e encontrou conteúdos preocupantes.

De acordo com o jovem, seu interesse pelo tema começou após um incidente na escola, onde um colega de classe, que era negro, fez comentários preconceituosos sobre pessoas brancas. Esse episódio teria despertado nele um sentimento de ódio, levando-o a buscar e consumir materiais de conteúdo neonazista.

O adolescente, que permanece em liberdade devido ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), poderá enfrentar sanções conforme as investigações avancem. As ações de induzir, incitar ou discriminar com base em raça, cor ou etnia são consideradas crime, com penas que variam de 1 a 3 anos de reclusão, conforme o artigo 20 da Lei de Crimes Raciais.

Notícias relacionadas