O Grupo de Apoio e Orientação à Pessoa Enlutada (GAOPE), criado pelo curso de Psicologia da UNIFEV, desenvolveu quatro encontros com profissionais da área da saúde de Votuporanga, para orientá-los sobre a morte e como enfrentá-la no dia a dia.
O projeto, coordenado pelo aluno do 10º período Vinícius Schumaher, sob a orientação da Profa. Ma. Maria Celina Trevisan Costa, existe há dois anos e nasceu com o objetivo de auxiliar as pessoas que passam pelo luto e que necessitavam compartilhar suas emoções, a fim de vivenciar o processo da dor de maneira saudável.
“Vimos a necessidade de expandir nossas atividades, já que, por muitas vezes, nos deparamos com depoimentos de pessoas que, além de lidar com a dor da perda, não eram compreendidas por alguns profissionais que prestam atendimentos na área da saúde”, explicou o estudante.
O psicólogo do CAPS II, Rogério Scapin Galego, que participou dos encontros, disse que ficou sabendo da iniciativa pela gerente de sua unidade. “Percebi que eu não compreendia muito a morte, agora, estou bem mais preparado para trabalhar com esse momento tão delicado na vida das pessoas. O luto é muito importante e deve ser respeitado em todas as suas manifestações”, contou.
Durante as reuniões, foram realizadas rodas de conversas, discussões sobre textos, músicas e filmes que abordam a temática do luto, juntamente com dinâmicas de autoconhecimento e, principalmente, a troca de experiências entre os assistidos.