Uma amizade inusitada uniu dois irmãos e uma galinha no Distrito Federal.
A ave, comprada para servir de almoço, ganhou nome, um colar cor de rosa e se transformou em mais um membro da família Alcoforado.
A história começou em agosto, quando Andreisa Alcoforado, de 43 anos, mãe de Enzo e Gabriela, decidiu fazer uma galinha caipira para a família comer. A servidora pública contou ao G1 que a ave foi levada para casa em uma caixa, mas, enquanto guardava as compras, o filho, de 5 anos, abriu a caixa e o animal saiu.
Em minutos, a ave já era a melhor amiga de Enzo e de Gabriela, de 8 anos. As crianças impediram que ela fosse para a panela e “Chica do Milho” foi adotada pela família. Há mais de um mês, ela é criada na Colônia Agrícola Águas Claras, região do Guará.
“Agora parece que ela vai perto dos meus filhos pra eles pegarem ela no colo. É um grude com eles. Um amor sem fim”, disse a mãe das crianças.
Animal ajuda no momento de isolamento
A mãe de Enzo e Gabriela disse que a família estava angustiada por conta da pandemia do novo coronavírus e a chegada da galinha ajuda minimizar a situação. “Para eles é uma diversão grande, para nós uma comédia. Todos os dias uma história nova”, afirmou.
“Teve um dia que o Enzo pegou uma banheira, quando cheguei no quarto, tava ele com a galinha do lado com a barriga para cima. Os dois assistindo televisão”, contou Andreisa.
De acordo com a servidora pública, a galinha bota ovos e “só as crianças que acham”. Segundo ela, os filhos também são os responsáveis pela alimentação e os cuidados com o animal.
Amizade será contada na escola
A funcionária do Ministério da Defesa afirma que os filhos pegam Chica do Milho no colo e a ave dorme ao ser acariciada na cabeça. Segundo Andreisa, a história de Enzo, Gabriela e a galinha vai ser contada na escola onde o caçula estuda.
“Eu contei pra escola e eles perguntaram se poderiam contar a história dos meus filhos com a galinha para os outros alunos.”
A responsável por contar a história dos irmãos Alcoforado e Chica do Milho é a vice-diretora do Jardim de Infância da 102 Sul, no Plano Piloto. Anahi Doederlein diz que ficou encantada com a amizade da ave com as crianças.
“A professora do Enzo me contou sobre a relação dos irmãos com a galinha. As crianças na idade deles, não têm medo. Eu mesma, na minha idade, não pegaria uma galinha no colo”, afirmou. “O melhor foi que eles receberam o apoio da família que acolheu o animal”, disse a educadora.