Com a construção de quatro galerias de águas pluviais no último mês, a extensão das obras de canalização das águas da chuva ultrapassou três quilômetros. Somada ao total da área que será asfaltada e recapeada, essa medida chegará aos 60 quilômetros de infra-estrutura entregue a população.
A metragem foi alcançada pela Prefeitura depois que o Departamento de Obras Públicas entregou uma galeria de 235 metros entre as avenidas Afonso Cáfaro e Geraldo Roquete e a Rua Paraná; outra de 445 metros na Avenida Rubens Padilha Meato, no bairro Jardim Botelho; a terceira, localizada na Rua 19 da Cohab Antônio Brandini, com 15 metros e a última, no bairro Jardim Uirapuru, próximo a escola municipal “José Tavares”, com 32 metros.
No mês passado, foram instaladas 165 metros de galerias pluviais no Distrito Industrial Terço Lindo Cavichia e mais 100 metros na Rua Anivaldo Augustini (14), no Conjunto Habitacional Antonio Brandini. Contabilizando todas as obras de galerias pluviais realizadas no bairro, a Prefeitura já trocou mais de 400 metros da tubulação.
A Construção de uma galeria de águas pluviais de 70 metros, entre os bairros Parque Vila Nova e Jardim Acapulco também já contece. As galerias de tubos de concreto de 1 metro de diâmetro solucionaram o problema das águas pluviais que se acumulam na rua Thessalônico Barbosa, acarretando contratempos para moradores dos dois bairros que serão beneficiados com a obra.
Já foram entregues: 200 metros de galerias na rua Simão dos Santos Gomes, próximo a Unimed; 25 metros na avenida Afonso Cáfaro, em frente ao Tamburi; 12 metros de tubos de concreto na avenida Litério Grecco, marginal do Shopping Center Fernandópolis; 20 metros na avenida Milton Terra Verdi, esquina com a rua Paraíba e 15 metros de galerias na avenida Getúlio Vargas, atrás da Escola Técnica Paula Souza.
O Conjunto Habitacional “Jayme Baptista Leone”, ao lado do CAIC onde estão sendo construídas 300 casas em regime de mutirão, recebeu mais de 200 metros de galerias. Na Cohab Antonio Brandini, a equipe de obras substituiu mais de 500 metros de galerias de tubos corrugados por tubos de concreto, proporcionando maior vazão de água.
Na avenida Augusto Cavalim, próximo a represa do Beira Rio, foi construído uma nova galeria de captação. A avenida que dá acesso ao recinto de exposições e a faculdade, ganhou 16 metros de galerias, solucionando alagamentos constantes no local.
Galeria de 300 metros de extensão, com tubos de 0,60 milímetros de diâmetro, cinco bocas de lobos e três caixas de passagem foram construídos para eliminar um ponto de alagamento na avenida Carlos Barozi, no bairro Brasilândia.
Construção das galerias do Parque Estoril. Há mais de 20 anos os moradores do bairro sofriam as conseqüências das fortes chuvas que inundavam residências na região, além do acúmulo de entulho, galhos de árvores e lixo. A equipe de obras trabalhou cerca de um mês no local. Foram construídos 100 metros de galerias e utilizados 17 mil quilos de massa quente de asfalto na avenida Paulo Saravali entre as ruas Pará e Moacir Ribeiro. Além disso, toda a sinalização de solo foi refeita. O custo total da obra contabilizou R$ 50 mil, provenientes de recursos próprios.