sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fuvec orienta jovens de curso em Valentim Gentil

Valentim Gentil recebeu no último dia 7, na EMEF Vicente Santoro, a coordenadora pedagógica da Fundação Votuporanguense de Educação e Cultura (Fuvec), Joana D’Arc Soares Bafoni. Ela compareceu à escola…

Valentim Gentil recebeu no último dia 7, na EMEF Vicente Santoro, a coordenadora pedagógica da Fundação Votuporanguense de Educação e Cultura (Fuvec), Joana D’Arc Soares Bafoni. Ela compareceu à escola para orientar os 60 jovens matriculados no curso de Assistente Administrativo, implantado no município pela fundação em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e com apoio da Associação Industrial e Comercial (ACIVG), Prefeitura e Câmara Municipal.

Autoridades compareceram ao encontro, dentre elas o presidente da Câmara, Jair Estrada, o assessor municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Roberto Mantelli e o assessor de Comunicação Social, Júnior Medeiros. Participaram também o presidente da ACIVG, Luiz Henrique do Livramento Mello, o secretário executivo da associação, Hilário Móvio, e o assessor da Fuvec, Edson Prates.

Joana abordou os aspectos pedagógicos do projeto, explicou sobre o voluntariado e esclareceu as dúvidas dos alunos com relação ao pagamento que irão receber se optarem por cumprir 25 horas mensais de trabalho voluntário, desde que em instituições sem fins lucrativos. Segundo ela, haverá um controle sobre a idoneidade da instituição e da frequência em sala de aula. “É importante também que o trabalho seja compatível com a idade de cada um”, frisou.

Presente, o assessor da Fuvec, Edson Prates, ressaltou que o objetivo do programa não é apenas capacitar, mas inserir o jovem que nunca trabalhou no mercado. Segundo ele, a meta é empregar no mínimo 30% da turma. “Ao mesmo tempo da aprendizagem vocês vão contar com uma equipe de inserção, além de uma pequena ajuda financeira através do Ministério do Trabalho”, disse Prates.

CURSO

Em Valentim Gentil, o curso de Assistente Administrativo é frequentado por 60 jovens com idade entre 16 e 23 anos, distribuídos em duas turmas. As aulas são ministradas na escola Vicente Santoro, de segunda a quinta-feira, no período noturno. Ingressaram no curso, jovens que não possuíam registro anterior na carteira de trabalho e cuja renda per capta não ultrapassou o valor exigido pelo Ministério do Trabalho.

Notícias relacionadas