Há pouco menos de dez anos, o Brasil jamais havia conquistado o ouro olímpico no futebol. No entanto, a sonhada medalha chegou em 2016 e 2020 e, agora, às vésperas da Olimpíada de Paris, muitos torcedores já estão apostando em um novo êxito com o Código promocional Betano . Será que a equipe comandada por Ramon Menezes terá sucesso na missão?
Caso o Brasil conquiste a terceira medalha de ouro seguida, vai ser detentora de um recorde na modalidade, já que, até hoje, nenhuma outra seleção obteve esse feito.
Portanto, em questão de oito anos, o Brasil, poderá deixar de ser uma seleção que costumava fracassar nas Olimpíadas para se tornar a única tricampeã consecutiva.
Além do recorde de títulos em série, a seleção também se igualará à Grã-Bretanha e à Hungria, que são os únicos países com três medalhas de ouro no futebol. De todo modo, antes de pensar em Paris, o Brasil precisa estar 100% focado no Pré-Olímpico.
A competição, que acontece na Venezuela, vai garantir duas vagas diretas para a Olimpíada. E se engana quem pensa que a vaga será facilmente conquistada. Em primeiro lugar, jogadores importantes, como Rodrygo, do Real Madrid, não foram liberados por seus clubes para a disputa.
Depois, como é um torneio que envolve muitos jogadores jovens, há sempre um alto grau de imprevisibilidade e oscilação. Basta lembrar que, em 2004, o Brasil foi para o Pré-Olímpico com jogadores como Diego, Robinho, Daniel Carvalho e Nilmar, mas não se saiu bem e ficou fora de Olimpíada de Atenas.
Pré-Olímpico da Vene
Ao todo, dez seleções participam do Pré-Olímpico da Venezuela. Elas estão divididas em dois grupos de cinco, e as duas melhores de cada um vão avançar para um quadrangular final, do qual sairão os países que vão disputar a Olimpíada de Paris.
O Brasil tem como seu principal jogador o jovem Endrick, de apenas 17 anos, estrela do Palmeiras e já contratado pelo Real Madrid. Foi dele, aliás, o gol da estreia da equipe na competição, na vitória por 1 a 0 contra a Bolívia.
Dessa forma, o Brasil iniciou bem a jornada rumo a Paris, mas Ramon Menezes e seus comandados precisarão encarar cada jogo como uma final. Afinal, em um torneio curto, qualquer erro poderá ser fatal.
O exemplo de 2004 está aí – o Brasil tinha um elenco ainda mais talentoso do que o atual e ficou fora da Olimpíada. Mas, se jogar concentrada, a seleção tem tudo para garantir uma das vagas e, enfim, poderá lutar pelo tricampeonato olímpico.