A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jaguaré amanheceu sem energia elétrica nesta sexta-feira (2) após a caixa de energia e fiação do local terem sido furtadas durante a madrugada. No momento há apenas uma sala em atendimento.
De acordo com Soraya Andrade, médica e chefe do departamento de atenção básica, atendimentos como os de ginecologia e pediatria serão remarcados. “Não vamos dar conta de atender toda a demanda que estava agendada, só os casos mais graves”, disse.
A população já está sendo informada sobre o imprevisto. Uma equipe precisou se adaptar no local para fazer o contato com os pacientes, pois com o furto a linha telefônica do local também ficou comprometida.
De acordo com a chefe do departamento apenas um prédio está funcionando e com capacidade reduzida, já que é possível realizar atendimento em apenas uma sala.
Apenas no mês de setembro o prédio teve a fiação furtada duas vezes, mas o atendimento não foi comprometido. Há uma equipe que repõe imediatamente os fios furtados.
Porém, desta vez envolve a caixa de energia e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) pede 24 horas para fazer o atendimento. Portanto, é possível que ainda na segunda-feira (5) os atendimentos continuem suspensos.
Foram furtados do local a caixa de energia e a fiação, porém não houve arrombamento no prédio, e um boletim de ocorrência foi registrado. Não há câmeras de segurança no local para auxiliar na identificação de autoria