

O Fundo Social de São Paulo apresenta seus cursos gratuitos de capacitação em moda na FebraTêxtil 2025, a principal feira da indústria têxtil e de confecção da América Latina. A iniciativa reforça o programa Escolas de Qualificação Profissional como um importante instrumento de inclusão social, geração de emprego e renda. Além disso, estimula a inserção de grupos em situação de vulnerabilidade no mercado e amplia oportunidades de desenvolvimento social. Nesta quarta-feira (19), a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo visitou a feira, que acontece até o dia 20 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“O curso de Moda do programa Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo está entre os mais procurados. A alta demanda reflete o interesse crescente por setores que valorizam habilidades especializadas e oferecem oportunidades de inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo e autonomia financeira”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Socal de São Paulo, Cristiane Freitas. “O Fundo Social está na Febratêxtil representando o Governo do Estado de São Paulo, a fim de fortalecer laços e criar oportunidades que trazem benefícios a população”, acrescenta.
LEIA TAMBÉM: Fundo Social de São Paulo retoma aulas do programa Escolas de Qualificação Profissional
No estande do Fundo Social de São Paulo, telas de Led exibem vídeos que mostram de perto o impacto do ensino de técnicas de costura, corte e confecção oferecidas pelas Escolas de Moda e Arte, promovendo inclusão e autonomia para a população de baixa renda.

Na Escola de Arte e Moda do Fundo Social de São Paulo, os alunos desenvolvem diversas competências, como: Moldes (Blusa e Vestido), Adaptação de Moldes (Saias e Calças), Artesanato (Cartonagem e Crochê), Assistente de Modelagem Industrial, Costureiro Avançado (Consertos e Ajustes), Costureiro Básico Industrial, Costureiro de Malhas e Agasalhos, Gestão de Brechós e Marketing e Comunicação de Moda.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP prorroga inscrições para o Concurso Moda Inclusiva
A formação oferecida nos cursos é ministrada por parceiros como o Centro Paula Sousa, Sebrae e Senac, e tem proporcionando aos participantes não apenas novas habilidades, mas também autoestima e oportunidades de reinserção no mercado de trabalho e empreendedorismo.
Além da área de Moda, o Fundo Social de São Paulo disponibiliza cursos em outros cinco setores: Administração, Informática, Gastronomia, Beleza e Bem-estar. Os cursos são realizados em parceria com o Centro Paula Souza, Sebrae e Senac, garantindo qualidade na formação profissional.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP aumenta em 37% os atendimentos à população em dois anos de gestão
O programa Escolas de Qualificação Profissional atende diversas regiões do estado, com vagas disponíveis em unidades das Praças da Cidadania, Centros de Integração da Cidadania (CICs) e sedes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e municípios, por meio de convênios. As inscrições para os cursos estão sempre abertas no site: www.cursofussp.sp.gov.br.
O post Fundo Social de SP participa de feira têxtil e reforça inclusão de grupos vulneráveis no mercado na moda apareceu primeiro em Agência SP.
