Paulo Nascimento, presidente da FEF, destaca em entrevista a qualidade do ensino superior e anuncia conquistas pautadas na nova filosofia que envolve a participação dos docentes na gestão da Instituição e transparência financeira.
1-Qual a atual situação da FEF?
A Fundação Educacional de Fernandópolis está em uma nova fase. Estamos vivendo um grande momento de mudanças sociais, econômicas e culturais, que envolve nosso corpo docente na participação das decisões da Instituição. O objetivo é dar transparência e credibilidade a todos os processos que acontecem dentro da nossa faculdade, da estrutura física até a capacidade financeira. A reformulação envolve todos os departamentos, pois acredito que o nosso principal patrimônio são nossos alunos, professores e funcionários administrativos. São eles que compõem a imagem da instituição, então nada mais justo que eles participem das estratégias de avanço. A Fundação retorna aos seus trilhos e seguirá pautada na ética e no reconhecimento acadêmico.
2- Quais são os planos para 2013?
Os projetos estão voltados para a consolidação dos cursos de Graduação e Pós Graduação da faculdade. Vamos estimular a pesquisa e a participação de alunos em projetos internos e externos. O nosso foco é a implantação de ações de mercado direcionadas para as necessidades da região. Formar nosso aluno com a garantia de emprego. O crescimento do mercado, as parcerias público-privadas, a expansão territorial da nossa região resulta na chegada de grandes empresas que possibilitam o fortalecimento de cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e Pós Graduação. Atualmente, o jovem tem a oportunidade de desenhar a sua carreira, direcionando para qualquer uma dessas formações. Portanto, vivemos um grande momento de crescimento na área educacional. As últimas visitas do MEC, 2011/2012, demonstraram esse cenário. Prova disso são as notas 4, numa escala de 1 a 5 que obtivemos nas avaliações. Reflexo positivo dos cursos de qualidade que oferecemos para os nossos alunos.
Acompanhando a fase boa do mercado a partir de 2013 a FEF passa oferecer o curso de Engenharia Civil. Mais uma possibilidade de carreira para os alunos interessados nesta área em expansão. Também pretendemos expandir o Núcleo de Pesquisa, em parceria com empresas da região e, também, oferecer um espaço de discussão e extensão para a comunidade. Como já disse, voltamos aos trilhos do avanço!
3- O que você destacaria na FEF em relação à estrutura e qualidade de ensino?
A Fundação Educacional de Fernandópolis assume a responsabilidade de oferecer um ensino com qualidade, com um corpo docente composto por profissionais titulados e com larga experiência no mercado. Procuramos, assim, criar um ambiente, onde o aluno tenha um contato maior com seus professores, direção e coordenação. Buscamos conhecer os alunos pelo nome, nas salas de aulas, nos corredores, na biblioteca, nos espaços de lazer e, com isso, criamos um comprometimento maior entre eles e a instituição. Essa é meta! Temos a responsabilidade de cumprir a nossa missão, oferecendo um ensino com qualidade e formando profissionais capacitados e aptos a se colocarem no mercado.
4- Como você vislumbra o futuro da instituição?
Continuaremos com a responsabilidade de acompanhar o crescimento da Instituição, sempre observando as necessidades do mercado. A indústria e o comércio são, atualmente, segmentos que precisam de profissionais com boa formação. A FEF forma profissionais aptos para a inserção nesses setores e, assim, participarem do desenvolvimento da região. Essa formação pode ser de nível técnico, graduação e pós-graduação. Com esse intuito queremos tornar a FEF um Centro Universitário.
Para a efetivação desta conquista estamos apenas aguardando a visita in loco da Comitiva do MEC. Acredito que em 2013 teremos o nosso Centro Universitário em pleno funcionamento. Outra boa novidade é parceria que traçamos com empresários de Fernandópolis para melhorias na infraestrutura da instituição a partir de 2013. Quando atuamos com a educação, sabemos que temos que aprender a administrar não somente o tempo, mas também toda a espinha dorsal de uma instituição de ensino. Claro que o esforço é muito grande, pois a área acadêmica demanda muita dedicação. Por isso, temos uma equipe acadêmica comprometida e dedicada com o trabalho, pois o conhecimento é dinâmico e precisamos buscar uma atualização constante.
Finalizo essa conversa dizendo que a FEF honrará com todos os seus compromissos e que tudo será realizado de forma muito transparente entre a direção, professores e funcionários. E ressalto que a nossa equipe continuará sempre disposta a atender os nossos alunos e todos aqueles que virão, no que estiver ao nosso alcance, a inovar e a buscar formas de melhorar cada vez mais o ensino na FEF, lugar que sempre será deles, mesmo depois de formados.