A Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Vigilância Sanitária reuniu proprietários e funcionários de padarias de Jales e ministrou uma palestra sobre “Boas práticas para serviços de alimentação com estabelecimentos de alimentos.
O evento aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 9, na Sala de Convenções Laurentino Tonin, na ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jales.
A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza deu boas vindas aos participantes e falou sobre a importância da equipe de Vigilância Sanitária. Em seguida, Rozeli Donda da Silva, coordenadora da equipe V.S, Ana Paula Tozzo, farmacêutica, Maiara Oliveira Gomes Delfino, fiscal sanitária, Marlene Mendonça Francisco de Souza, fiscal sanitária e Patrícia Albarelo Ribeiro Oliveira, enfermeira, falaram sobre como os comerciantes e manipuladores devem preparar, armazenar e vender alimentos de forma adequada, higiênica e segura.
Na oportunidade os comerciantes e funcionários receberam a “Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação”, feita de acordo com a Resolução RDC nº 216/2004 voltadas aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissárias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais. “A cartilha fala ainda sobre doenças transmitidas por alimentos, contaminação, adequação dos locais de trabalho, higienização da água, cuidados com o lixo e muitos outros assuntos de interesse dos proprietários e funcionários de empreendimentos que lidam com a alimentação”, disse Rozeli.
As próximas palestras serão realizadas nos dias 16, 23 e 29 de maio, quando serão convidados proprietários e funcionários de estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares e carrinhos de lanche. “Quando vocês atendem as normas técnicas e nós da Vigilância Sanitária fazemos uma boa fiscalização, quem ganha é o consumidor que poderá ter a certeza de estar adquirindo produtos e serviços de excelente qualidade em um ambiente que está de acordo com os mais rigorosos padrões de higiene”, finalizou Rozeli Donda da Silva.