Na quarta-feira (21), 58 agentes comunitários de saúde, oito enfermeiros das Unidades de Saúde da Família, equipe da Vigilância Epedemiológica, a coordenadora das Unidades de Saúde da Família Silvia Regina Santos Benitez e a Biomédica da Vigilância Sanitária Regina Ivete Theodoro de Oliveira Antonello, participaram de palestra sobre animais peçonhentos que teve como objetivo capacitá-los e prepara-los para os trabalhos do dia-a-dia.
O chefe de Serviço de Operações de Campo da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), de Votuporanga, Frank Hulder de Oliveira, foi o responsável pelo treinamento. Silvia Regina explicou que a saúde desenvolve um trabalho de educação permanente com palestra de temas diversos ligados aos trabalhos cotidianos dessas equipes. “A população questiona os agentes sobre esses animais, por isso é importante essa orientação”.
Durante a palestra, Oliveira falou sobre como agir em possível acidente com escorpião cobra e aranha, os procedimentos que devem ser tomados e demonstrou a gravidade desses casos. Ele explicou ainda que os agentes estão mais sujeitos ao risco de acidentes devido ao trabalho que desenvolvem em terrenos baldios e áreas comprometidas.