A funcionária de um caixa de supermercado localizado em um shopping de Rio Preto procurou a polícia para registrar queixa de injúria racial contra um cliente, que a destratou em razão da cor de sua pele. O caso ocorreu na quinta-feira e a queixa foi registrada nesta sexta-feira.
Segundo a vítima declarou à polícia, o cliente do estabelecimento se irritou porque ela estava demorando a passar um dos produtos, que estaria com problema no código de barras. Em razão do problema, ela foi procurar a supervisora.
Como continuou a demora, o cliente passou a questionar a competência da funcionária, dizendo coisas como “uma pessoa como você no caixa…”. E começou a passar as mãos nos seus próprios braços, mencionando a cor da vítima e a sua competência.
Além disso, o cliente ainda disse, segundo ela, que “seu parente o ano passado também morreu”. Ela entendeu que ele estaria falando de um fato envolvendo um homem negro, que morreu na mesma rede de lojas, em porto Alegre – no final do ano passado um homem negro morreu asfixiado ao ser abordado de forma violenta por seguranças do supermercado.
O autor das ofensas em Rio Preto não foi identificado. Porém, câmeras de segurança do local podem auxiliar nas investigações e na identificação do acusado.