sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Frequentadores da Represa Beira Rio em Fernandópolis denunciam cães sem focinheira

Uma Lei estadual determina que animais de raças ferozes devem utilizar equipamentos de segurança, mas ordem nem sempre é cumprida, principalmente no interior

Algumas denúncias já foram recebidas pelo “Fale Conosco e via WhatsApp do Portal regiaonoroeste.com sobre cães de grande porte andando livremente sem focinheira e até sem guia de segurança na Represa Beira Rio em Fernandópolis.

Segundo os relatos, cachorros, como rottweilers, dobermans e pitbulls podem ser vistos ao lado dos tutores não seguindo as normas de condução de animais domésticos, previsto na Lei Estadual n°11.531/03 e no Decreto Estadual n°48.533/04, que impõe o uso obrigatório de coleira e guia de condução por todos os animais, além do uso de enforcador e focinheira para cães de raças ferozes.

Um morador da zona sul da cidade que deslocou até a Represa e é frequentador assíduo relata que utiliza o espaço aberto para passear com a família, porém, nas ultimas visitas, ficou assustado com a quantidade de cachorros sem focinheiras, mesmo estando nas coleiras.

“Vi cachorros de várias raças – que não poderiam estar sem guia ou sem equipamentos de segurança – e eles andavam livremente perto dos parquinhos com crianças brincando, podendo causar até uma briga com cachorros menores”, explicou o frenquentador.

Ainda não há nenhum registro de ataque a crianças ou outros animais de pequeno porte, mas o alerta do munícipe é com relação a Lei que não está sendo cumpridade. “Por enquanto nada aconteceu ou vai precisar alguém ser atacado para as autoridades tomarem providência?”, perguntou o rapaz.

Em caso de identificação do não uso da guia, caberá multa de R$ 100 por animal. Para a falta de focinheira e enforcador o responsável pode sofrer uma penalidade R$ 340.

A orientação inicial para o tutor em caso de descumprimento é de que seja colocada a focinheira e o enforcador no animal e, caso ocorra resistência, a Polícia deve ser notificada sobre o fato.

Notícias relacionadas