Em reunião realizada no último dia 28 de junho pela Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, coordenada pelo deputado Itamar Borges (PMDB) ficou deliberado, como sugestão a todas as câmaras municipais, a criação de frentes parlamentares de apoio às entidades para que promovam ações em conjunto com as frentes já existentes no âmbito estadual e federal.
“Tal movimento é fundamental para que de forma integrada Municípios, Estado e União possam buscar propostas que amenizem os graves problemas das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos” disse o deputado.
A frente estadual apresentou também uma moção que apela à Câmara dos Deputados para que avance na regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destina à saúde percentuais fixos de recursos. “É preciso também que as Câmaras Municipais cobrem apoio do Congresso Nacional para que seja aprovada essa regulamentação” acrescentou Itamar.
O evento contou com a participação de membros de santas casas e hospitais filantrópicos de todo o Estado, de prefeitos e vereadores, de representantes do governo estadual e do Ministério da Saúde e dos deputados estaduais Vitor Sapienza (PPS), Ulysses Tassinari (PV), Welson Gasparini (PSDB), Carlão Pignatari (PSDB) e Jooji Hato.