O Brasil deve registrar o maior volume de chuva dos últimos seis meses nos próximos dias, após uma longa sequência de calor e tempo seco. De acordo com meteorologistas, duas frentes frias e a atuação de um cavado vão provocar chuvas intensas nas regiões Sul e Sudeste, com possibilidade de pancadas fortes no Centro-Oeste. “Faz muito tempo que não temos uma chuva tão generalizada e forte no país”, comentou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
As frentes frias, uma já formada na quarta-feira (9) e outra prevista para esta sexta-feira (11), estão contribuindo para a instabilidade climática, principalmente no Sudeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo podem registrar chuvas de até 100 milímetros por dia, além de ventos que podem alcançar até 100 km/h.
No fim de semana, a previsão é de chuvas mais isoladas em estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, com temperaturas amenas em algumas regiões. “A frente fria vai esfriar o tempo, mas sem extremos”, explicou Luengo. Em São Paulo, as máximas devem ficar em torno de 26°C, enquanto em Curitiba não devem passar dos 20°C.