sexta, 20 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Fraudes na aposentadoria: veja como usar o Meu INSS e conferir descontos indevidos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a notificar, nesta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos irregulares em…

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a notificar, nesta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos irregulares em seus benefícios. Os comunicados serão feitos exclusivamente pelo aplicativo ‘Meu INSS’, e os segurados precisarão confirmar se autorizaram ou não as cobranças para terem direito ao ressarcimento.

Segundo o INSS, serão notificados todos os beneficiários que, nos últimos cinco anos, tiveram descontos associativos — ou seja, repasses automáticos para entidades ou associações. As notificações são parte da apuração de uma fraude em larga escala envolvendo cobranças não autorizadas.

Na quarta-feira (14), os segurados poderão consultar, pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento telefônico 135, qual foi a associação responsável pelo desconto, o valor que foi cobrado e o período em que as cobranças ocorreram.

O beneficiário deverá informar se autorizou ou não o desconto. Não será necessário anexar documentos ou comprovantes. O governo não estabeleceu prazo para realizar a reclamação.

Notícias relacionadas