segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fórum de Educação reúne municípios da região em Votuporanga

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo promoveu nesta quinta-feira, 7 de abril, o 6º Fórum “Educação para Todos”, com o tema “Liderança, Gestão de Pessoas e Ensino de Música…

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo promoveu nesta quinta-feira, 7 de abril, o 6º Fórum “Educação para Todos”, com o tema “Liderança, Gestão de Pessoas e Ensino de Música nas Escolas”.

O evento, realizado no próprio auditório da Secretaria, faz parte do projeto “Arranjo de Desenvolvimento Educacional do Noroeste do Estado de São Paulo” e reuniu representantes de 21 municípios que compõem o projeto.

O objetivo do encontro, que acontece quatro vezes a cada ano, é debater e promover trocas de experiências educacionais, entre os municípios do arranjo local, onde os participantes discutem seus maiores desafios na área da Educação e identificam ações prioritárias para a construção de um mapa estratégico para a região.

Durante o encontro, o professor e diretor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFSP), pólo de Votuporanga, José Carlos Jacintho, apresentou e divulgou as metodologias de ensino e trabalho do instituto, que passa a ser um dos novos apoiadores do Arranjo na região.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, Macedônia, Magda, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Parisi, Ponte Gestal, Populina, Riolândia, Santa Fé do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga.

O projeto Arranjos de Desenvolvimento da Educação nasceu de uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação (TPE) e objetiva desenvolver uma metodologia para apoiar municípios a alavancar ações e indicadores educacionais, visando à melhoria da qualidade da educação no âmbito local, em uma ação conjunta com o Ministério da Educação (MEC) e outros parceiros.

As oficinas têm como proposta apresentar o conceito de planejamento, priorização de ações e construção de redes, com questões centrais para uma boa gestão pública, a partir do regime de colaboração e dos desdobramentos do PAR – Plano de Ações Articuladas.

Notícias relacionadas