sábado, 14 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza é o 1º time do Nordeste a liderar o Brasileirão no 2º turno

No final da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza conseguiu um feito inédito entre os clubes nordestinos, se tornando o primeiro a chegar à liderança durante o segundo turno…

No final da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza conseguiu um feito inédito entre os clubes nordestinos, se tornando o primeiro a chegar à liderança durante o segundo turno da competição. Com isso, o Fortaleza quebrou um jejum de mais de 20 anos, que se mantinha desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado em um formato de pontos corridos.

Bem organizado taticamente sob o comando do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza vem surpreendendo a todos. Apesar de ter uma folha salarial inferior a de seus adversários na briga pelo título, como Palmeiras, Flamengo e Botafogo, o Fortaleza contrariou as previsões iniciais das casas de apostas e despontou como um dos favoritos para levantar a taça no final do ano.

Desempenho extraordinário

Após a 25ª rodada, com 24 partidas disputadas e uma ainda pendente, o Fortaleza chegou a marca de 48 pontos conquistados, com apenas quatro derrotas. Além de ser o clube com o menor número de derrotas da competição, o time cearense também tem apresentado uma performance espetacular ao jogar em casa.

Pelo Brasileirão 2024, o Fortaleza ainda não perdeu na Arena Castelão, e considerando as competições nacionais e internacionais, o time já soma uma invencibilidade de mais de 20 partidas em seu estádio . Juntamente aos resultados positivos em casa, o Fortaleza também sofre poucos gols, ao mesmo tempo em que consegue impor um ritmo intenso e balançar as redes adversárias com frequência.

Contente com a boa fase do time, a torcida também vem fazendo a sua parte e marcando presença nas arquibancadas da Arena Castelão. Para se ter uma ideia, no primeiro turno do Brasileirão o Fortaleza levou ao estádio uma média superior a 23 mil pagantes por partida.

Nova chance na Copa Sul-Americana

Além do ótimo desempenho no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza também segue vivo na disputa da Copa Sul-Americana. Depois de chegar até a final do torneio em 2023, e perder a taça para a LDU em uma disputa dramática nos pênaltis, o Fortaleza terá uma nova chance de ganhar seu primeiro título continental.

Nas oitavas de final da competição, o clube cearense eliminou os argentinos do Rosario Central por um placar agregado de 4×2. Agora, o próximo compromisso do Fortaleza na Copa Sul-Americana será contra o Corinthians, pelas quartas de final . Com partidas de ida e volta marcadas para a segunda quinzena de setembro, o Fortaleza chegará como favorito ao duelo.

Considerando o retrospecto das últimas cinco partidas desse confronto, foram três vitórias para o Fortaleza e dois empates. O Corinthians, por sua vez, não vence o Fortaleza há oito jogos, desde o primeiro semestre de 2022.

A importância de Vojvoda

Desde que chegou ao Fortaleza, em maio de 2021, Juan Pablo Vojvoda já soma cinco títulos, o Campeonato Cearense de 2021, 2022 e 2023, e a Copa do Nordeste de 2022 e 2024. Com mais de 250 partidas oficiais no comando da equipe, Vojvoda também se tornou o treinador mais longevo da história do Fortaleza, consolidando um trabalho bem estruturado e duradouro.

A performance equilibrada e letal do Fortaleza dentro de campo, sinais característicos do estilo de Vojvoda, fizeram com que o técnico chamasse a atenção de outras grandes equipes brasileiras. Segundo a apuração de jornalistas esportivos, clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Atlético-MG e Internacional já fizeram sondagens pelo técnico argentino, as quais foram prontamente rejeitadas. Em suas entrevistas coletivas, Vojvoda já deixou claro que está focado no Fortaleza, no qual tem contrato vigente até dezembro de 2026.

Notícias relacionadas