


O Comando de Policiamento do Interior (CPI-5), liderado pelo coronel Nilson César Pereira, determinou a recriação das companhias da Força Tática da Polícia Militar nas cidades de São José do Rio Preto, Catanduva, Mirassol e Fernandópolis. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo jornal Diário da Região de Rio Preto.

A Força Tática, que por anos foi considerada a tropa de elite da corporação no interior de São Paulo, havia sido desativada em 2014, com a inauguração da antiga Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep), que posteriormente se tornou o Batalhão de Ações Especiais (Baep).
O primeiro passo oficial para a retomada da Força Tática foi dado por meio de um ofício interno do CPI-5, endereçado aos tenentes-coronéis dos batalhões da PM de Rio Preto (17º BPM), Fernandópolis (16º BPM), Mirassol (52º BPM) e Catanduva (30º BPM).
Objetivo e Estrutura das Novas Unidades
O principal objetivo da recriação é reforçar o patrulhamento ostensivo e o combate ao crime nas ruas. “Resolvemos recriar as equipes de Força Tática na região para termos mais uma força no combate ao crime nas ruas. Já estamos fazendo a seleção dos policiais que vão integrar as equipes, e posteriormente será realizado o treinamento”, explicou o coronel Nilson César Pereira.

Serão quatro novas unidades operacionais, geralmente comandadas por um capitão, com previsão de 50 integrantes cada. Os policiais militares serão escolhidos entre os efetivos da região e também entre aqueles que atuam na Capital e possuem experiência em equipes de elite, mas que solicitaram transferência para a região de Rio Preto.
As equipes da Força Tática atuarão nas áreas com maiores índices de criminalidade, com treinamento específico para controlar tumultos e garantir a segurança da população em grandes eventos. Para cumprir essa missão, receberão novas viaturas, armamento de grosso calibre e treinamento específico para enfrentar quadrilhas do crime organizado.
Coexistência com o BAEP e Previsão de Início das Operações
O comandante do CPI-5, coronel Nilson César Pereira, que recentemente participou da formatura de novos soldados no 16º Batalhão da Polícia Militar em Fernandópolis, afirmou que, mesmo com a recriação das companhias da Força Tática, haverá coexistência com o 9º Baep. Atualmente, o Baep é considerado a principal tropa de elite na região, atuando nos moldes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), e continuará operando normalmente.
O treinamento das novas equipes está previsto para começar em julho, com a expectativa de que as operações tenham início entre o final de agosto e o começo de setembro.
