

O governo brasileiro intensificou o apoio humanitário à Venezuela após os fortes terremotos que atingiram o país vizinho na última semana. Nesta terça-feira (30), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o quinto voo oficial da missão, levando militares da Marinha, equipamentos de ponta e insumos médicos com o objetivo de ampliar o atendimento de urgência às vítimas da tragédia.

A operação foi realizada por uma aeronave cargueira KC-30, operada pelo Esquadrão Corsário, que partiu inicialmente da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O principal objetivo do envio é expandir o hospital de campanha montado pelas forças brasileiras na cidade venezuelana de La Guaira. Além das equipes especializadas em saúde e resgate, o avião transportou técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que levaram antenas e aparelhos de alta sensibilidade capazes de rastrear sinais de aparelhos celulares de pessoas que possam estar soterradas sob os escombros.
Antes de seguir para o destino final em Maiquetía, a aeronave fez uma parada estratégica na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, onde foi carregada com 5,5 toneladas de medicamentos emergenciais e testes rápidos doados pelo Ministério da Saúde, atendendo a um pedido direto do governo venezuelano. No total, o avião transportou 52 militares e 18 toneladas de carga. O governo brasileiro garantiu que o envio desses materiais foi planejado de forma a não afetar o estoque e o abastecimento de remédios do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.


O comandante da missão, capitão aviador Renan Herbert Picorelli Walter, destacou a importância do trabalho momentos antes da decolagem em São Paulo, reforçando o desejo de que a ajuda alivie o sofrimento da população afetada. Toda a ação faz parte de um esforço de solidariedade internacional coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores para dar uma resposta rápida à situação de emergência na América Latina.








