O Procon e até o Ministério Público de várias cidades do país investigam casos de reclamações de consumidores que foram lesados durante suas transações no comércio .
O órgão fiscalizador e de defesa do consumidor o Procon promete dar jeito, mas para quem esta com pressa de ser indenizado ou ter seu problema resolvido de maneira rápida, o jeito é encurtar as vias de comunicação entre você a empresa negligente.
Mas o que fazer se a empresa vira as costas para a reclamação ou enrola o cliente com planos e desculpas confusas?
O Procon de Fernandópolis recomenda que, com a facilidade de contratar serviços e fazer compras sem sair de casa, o consumidor tome cuidados básicos para evitar fraudes, golpes e uso indevido dos dados pessoais.
Ainda Fernandópolis diversas reclamações de atendimento e juros abusivos de diversas empresas da cidade foram relatadas recentemente em redes sociais.
Mal atendimento, péssimas condicões aos funcionários, produtos relativamente danificados além da cobrança de juros indevida.
Segundo o advogado fernandopolense, Murilo Jacob, a cobrança de juros acima do constitucionalmente permitido é ilegal.
Jacob afirma que a empresa que não possua contrato assinado com o consumidor relativo ao valor dos juros pode apenas fazer a cobrança de 2% ao mês de juros. ” Qualquer outro tipo de cobrança é tido como abusivo, portanto ilegal”,a firma.
Para se prevenir dos crimes virtuais, basta seguir o passo a passo abaixo.
– antes de fechar a compra, faça pesquisa no site do Procon-SP ou no ReclameAqui! e veja se a empresa tem registro de reclamações;
– desconfie de preços abaixo da média do mercado;
– desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
– verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução e garantias;
– guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
– exija sempre nota fiscal da compra.