domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FMI prevê crescimento ainda menor para países emergentes este ano

Os países emergentes vão crescer ainda menos este ano. É o que estima um estudo feito pelo Fundo Monetário Internacional. De acordo com o relatório Perspectiva Econômica Global, o crescimento…

Os países emergentes vão crescer ainda menos este ano. É o que estima um estudo feito pelo Fundo Monetário Internacional.

De acordo com o relatório Perspectiva Econômica Global, o crescimento potencial dos países emergentes, que já desacelerou nos últimos anos, deve cair ainda mais. Esse crescimento potencial é a taxa que os países crescem com o uso de recursos e sem aumentar a inflação.

O levantamento mostrou que, por outro lado, para as nações mais ricas a projeção é de que a alta potencial aumente, mas não para o nível registrado antes da crise de 2008.

Para conter o fraco crescimento, o FMI recomenda que os governos priorizem políticas para estimular o desenvolvimento, tanto de países emergentes como de avançados. O relatório aponta que as medidas e reformas necessárias variam de país para país, mas no caso dos mais pobres é essencial um empenho maior em infraestrutura.

O FMI avaliou a situação de 16 países, incluindo o Brasil, México e a China, entre os emergentes, e Estados Unidos, França e Reino Unido, entre os desenvolvidos.

Notícias relacionadas