

Nos dias 04 e 05 de setembro de 2025, São João das Duas Pontes viveu um momento histórico com a realização da I Feira Literária – FLIPONTES, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Diretoria Municipal de Educação. O evento inédito reuniu crianças, jovens, professores, famílias e visitantes de cidades vizinhas, consolidando-se como um marco cultural e educacional para o município.

A programação contou com exposição e venda de livros, oficinas literárias, contação de histórias, recitais de poesias, teatro, jogral, coral, além de cantinhos temáticos, como o Cantinho da Diversidade, Cantinho da Contação de Histórias, Cantinho da Arte em Balões, Pintura em Pele e uma exposição de fotos antigas da cidade.
Todas as escolas municipais participaram ativamente, e a Escola Estadual também esteve presente com a montagem de murais e visitação. Além disso, cidades vizinhas como Estrela d’Oeste com alunos das escolas Municipais e do Colégio Objetivo e também do Coral Alegria de Viver participaram e prestigiaram o evento, que já é considerado referência na região.
A Secretária Municipal de Educação, Patrícia Cararreto, destacou a importância da iniciativa:
“Esse foi um projeto piloto que nasceu voltado para nossas crianças e professores, mas que rapidamente ganhou força e envolveu toda a comunidade. Ficamos felizes com o interesse das cidades vizinhas e temos a expectativa de dar continuidade, ampliando e aprimorando cada vez mais a FLIPONTES. É um incentivo à leitura, à boa escrita e à valorização cultural.”
O Prefeito Juninho Baruci também ressaltou a relevância do evento para o município:
“A realização da primeira Feira Literária de São João das Duas Pontes é motivo de muito orgulho para nossa gestão. Estamos investindo em educação e cultura porque acreditamos que são pilares para transformar vidas e abrir caminhos para o futuro. Esse é apenas o começo de uma tradição que queremos fortalecer ano após ano.”
A primeira edição da FLIPONTES foi um sucesso absoluto, superando as expectativas e recebendo grande participação popular. O evento reforça o compromisso da administração municipal com a valorização da educação, da cultura e da cidadania e já nasce com a missão de se tornar uma tradição no calendário oficial da cidade.













