quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FIT 2006 propõe ligação entre o tradicional e o novo

O FIT (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto) já começou. O confronto e a estratégia, tema deste ano, dominam os palcos do município. Na abertura, mais…

O FIT (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto) já começou. O confronto e a estratégia, tema deste ano, dominam os palcos do município. Na abertura, mais de quatro mil pessoas aplaudiram de pé Um Moliére Imaginário, o que indica que o “espetáculo” apenas começou. Até o dia 23 de julho serão encenadas 50 peças em 31 espaços. Muitos ingressos já estão esgotados.
A proposta deste ano é mergulhar no processo, na metodologia, na estratégia do teatro contemporâneo. Tudo para provocar, sugerir, questionar, e mostrar que a arte está presente no nosso cotidiano de diversas formas, seja no visual, na música, na literatura que compõem essa mistura. A estratégia traduz a escolha de como, onde, quando e por que se deve dominar este “mundo”.
Nesta segunda-feira, as 19h e 23h, na Antiga fábrica da Swift, sala 1, será apresentado Aberrations Du Documentaliste. O enfoque é o mistério da criação do mundo. Um bibliotecário tranca-se em uma biblioteca e acredita que o seu conhecimento variado pode resolver este mistério.
Sua “consciência” desordenada o iguala à desordem de sua mente. A meta de sua leitura é uma aberração, misturada a textos científicos, dramáticos e políticos. Essa narração confusa faz com que estranhamente, por uma força oculta, a materialização ocorra, num esquisito sonho de um mundo acabado, entrelaçado aos frustrados.
Secretamente o público é levado para um ambiente quieto, em que vultos e transparências revelam aos poucos as estantes de uma biblioteca. Este micro universo do ator Jacques Fornier, com limitação de espectadores, proximidade com o personagem e os inanimados “vivos” projetam a platéia ao sonho de um novo mundo.
Também hoje, às 11h, na praça Rui Barbosa, Histórias de Teatro e Circo; 17h, Calçadão General Glicério, O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua e no mesmo horário, no anfiteatro da Represa Municipal, Cidade dos Sonhos.

Notícias relacionadas