Um grupo de físicos, liderado por Thomas Campbell, ex-cientista da NASA, está explorando a hipótese da simulação, que sugere que a realidade pode ser uma simulação complexa. Essa teoria, há muito discutida por filósofos e popularizada pelo filme “Matrix”, propõe que o universo funcione como um videogame, gerando a realidade “sob demanda” para observadores conscientes.
A hipótese baseia-se em uma interpretação da mecânica quântica, especificamente no experimento da dupla fenda, que demonstra que partículas subatômicas podem se comportar de maneira diferente quando são observadas. Campbell e sua equipe acreditam que essa observação pode indicar que a realidade só é “renderizada” no momento em que é observada, semelhante ao funcionamento de um jogo de computador.
Para testar essa teoria, a equipe desenvolveu experimentos que são variações do experimento da dupla fenda, detalhados em seu artigo de 2017, “On testing the simulation theory”, publicado no “The International Journal of Quantum Foundations”.
Um dos experimentos propõe armazenar dados sobre a trajetória das partículas em pendrives e destruí-los aleatoriamente antes da análise. Se padrões de interferência surgirem apenas quando os dados forem destruídos, isso poderia sugerir que a realidade é gerada no ato da observação. Os experimentos propostos visam encontrar descontinuidades na “renderização” da realidade, algo que poderia fornecer evidências de que vivemos em uma simulação.