A primavera começa neste domingo (22), às 9h44, horário de Brasília, marcando a transição do inverno para o verão e trazendo a expectativa de chuvas mais regulares. Segundo especialistas, a nova estação promete aliviar a seca que atingiu várias regiões do Brasil nos últimos meses, com um retorno gradual das precipitações.
De acordo com Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, o início da primavera ainda será de temperaturas elevadas, especialmente durante a primeira quinzena de outubro. No entanto, com o avanço dos meses, as temperaturas devem voltar a níveis mais próximos do normal, trazendo um calor mais ameno e úmido.
A previsão indica que as chuvas serão mais regulares ao longo da estação, especialmente a partir de novembro. O retorno das precipitações será fundamental para amenizar as ondas de calor que devem se concentrar nas regiões Centro-Norte do país, como Pará, Tocantins e partes do Nordeste.
As regiões Sul e Sudeste devem ver o retorno das chuvas de forma mais intensa em outubro, beneficiando estados como São Paulo e Paraná. Em dezembro, a expectativa é que as pancadas de chuva típicas do verão já estejam presentes, mas com a região Sul enfrentando um período um pouco mais seco devido à influência do fenômeno La Niña.
O fenômeno, que pode se instalar nesta primavera, deve ser de baixa intensidade, segundo Lucyrio. Mesmo assim, seus efeitos clássicos, como o aumento das chuvas no Norte e Nordeste e a tendência de tempo seco no Sul, já podem ser sentidos até o final da estação.
Para novembro e dezembro, a previsão é que as chuvas sejam mais frequentes no Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país, enquanto o Sul deve continuar enfrentando condições mais secas. A primavera deve preparar o Brasil para um verão marcado por chuvas mais regulares e temperaturas dentro da média.