A segunda quinzena de setembro será marcada por temperaturas mais amenas e pancadas de chuva em todas as regiões do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão alerta para a presença de “muitas nuvens com pancadas isoladas”, especialmente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Conforme o MetSul, a chuva tende a retornar gradualmente após o auge da estação seca em agosto e início de setembro. A previsão indica que nos próximos dias deve chover em regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, embora de forma “mal distribuída e em baixo volume”. A maior concentração de precipitações deve ocorrer na região Sul.
Apesar das chuvas, o calor extremo persiste em algumas áreas, com temperaturas próximas ou acima dos 40ºC no Centro-Oeste, Sudeste e interior de São Paulo. No entanto, SP pode ter “mais tardes com marcas agradáveis” em comparação com a primeira metade do mês. Ainda assim, o MetSul prevê que este pode ser o setembro mais quente já registrado em várias localidades dessas regiões.