Uma das melhores formas de guardar bons momentos das viagens é tirando fotos. Atualmente, a maneira mais popular de se fazer isso é tirando “selfies”, os famosos autorretratos compartilhados nas redes sociais. Porém, em diversos lugares não é nem permitido fotografar e até os “paus de selfie” foram banidos de museus, como no Palácio de Versalhes na França, que criou uma lei para proibir os instrumentos. Pensando nisso, foi inaugurado um museu nas Filipinas dedicado às selfies, onde os visitantes podem se fotografar com réplicas das obras mais famosas do mundo.
O chamado Art in Island e localizado na cidade de Quezon, ele se denomina o “primeiro museu de selfies do mundo”. Seu acervo é composto por réplicas das obras de arte mais famosas do mundo feitas em 3D. Dessa forma, os visitantes podem tocar e até entrar nas telas para tirar as fotografias. Segundo os fundadores, esse é o objetivo principal, tirar o máximo de fotos e compartilhá-las nas redes sociais, sem o receio de ser expulso do local por um segurança.
Quando se visita uma galeria de arte, o ambiente geralmente é silencioso e contemplativo. Porém, no Art In Island, as regras tradicionais dos museus foram invertidas, tornando a experiência ainda mais interessante. A atração fora do comum, como as mais assustadoras do mundo, permite com que as pessoas tenham fotos surreais beijando a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, sem ter uma imagem no Louvre com uma infinidade de turistas em volta. Também é possível entrar em “A Noite Estrelada”, de Van Gogh, ou montar em cavalos de uma das pinturas.
Infelizmente não é em todos os lugares que os turistas podem tirar selfies para registrar a visita. Lugares imperdíveis como a belíssima Basílica de Sacré Coeur, em Paris (França), proíbem qualquer tipo de fotografia, deixando as lembranças apenas na memória. Outro local que botou essa lei em prática foi a Galleria degli Uffizi, na histórica cidade de Florença, na Itália. Já o Centre Pompideu, em Paris, na França, permite fotografias, mas baniu o “pau de selfie”.
O museu Art in Island fica aberto de terça-feira a domingo e o preço de seu ingresso é de cerca de R$ 33.