Um filhote de onça-parda resgatado na última segunda-feira (20) em uma fazenda de Mira Estrela (SP) está recebendo cuidados no Zoológico de Rio Preto. O animal, que apresenta um pequeno ferimento em uma das patas, está se recuperando bem e já encanta a equipe com sua beleza.
O resgate
O filhote, que é macho, tem cerca de 10 dias de vida e pesa cerca de 800 gramas. Ele foi encontrado por trabalhadores em um canavial da região.
De acordo com a Polícia Ambiental, a suspeita é que o filhote tenha sido abandonado pela mãe há cerca de dois dias. Acredita-se que a onça tenha se assustado com o barulho dos maquinários utilizados na colheita da cana-de-açúcar e fugido, deixando o filhote sozinho.
Após o resgate, o felino foi levado para atendimento veterinário em Fernandópolis (SP) e, em seguida, para o Zoológico de Rio Preto.
Cuidados e reintrodução à natureza
No zoológico, o filhote está recebendo alimentação adequada e os cuidados necessários para se recuperar do ferimento na pata. A equipe também monitora seu desenvolvimento e o observa brincando e explorando o seu novo ambiente.
Segundo os veterinários, o filhote está se adaptando bem e apresenta boa recuperação. Se tudo correr como esperado, após se recuperar completamente, ele passará por um processo de reintrodução à natureza.
A importância da preservação
O caso do filhote de onça-parda serve como um lembrete da importância da preservação da fauna silvestre. É fundamental que todos façamos a nossa parte para proteger os animais selvagens e o seu habitat natural.