A direção de um zoológico está enfrentando fortes críticas após filmar um filhote de macaco fumando como parte de uma bizarra “campanha de saúde pública”.
O primata teria sido forçado a pôr o cigarro na boca no zoológico de Hengshui (Hebei, China) em uma tentativa de desencorajar as pessoas do vício.
Mas a filmagem, compartilhada no TikTok, gerou fúria entre os defensores dos animais e agora foi excluída da rede social. O macaco, que se acredita ter o nome de Banjin, é visto sentado de pernas cruzadas em um pequeno banquinho de madeira vestindo um macacão roxo, baixando a cabeça e piscando para tentar evitar que a fumaça entre nos seus olhos.
Na peça contra o tabagismo, uma mulher, fora da tela, remove o cigarro do animal, afirmando que ele é prejudicial.
“Você não sabe que fumar faz mal à saúde? E você realmente ainda fuma?”, provoca ela. A ideia seria mostrar que fumar é um ato irracional.
O primata então esfrega o rosto antes de rolar do assento e deitar no chão. Ao fim da sua participação no vídeo, Banjin recebeu um “cachê”: um balde com frutos do mar.
De acordo com a mídia local, o zoológico afirmou que o vídeo se tratou apenas de um “truque” ao responder às acusações de abuso de animais.
“É apenas um truque para aconselhar todos a não fumar, usando um macaco. Não é realmente um macaco fumante”, declarou um funcionário, segundo o “Metro”.
Mas usuários das redes sociais atacaram o zoo, alegando que o macaco parecia tonto e enjoado quando deixou o banquinho.