Uma anta que foi resgatada com queimaduras nas patas após um incêndio em um canavial, em Andradina (SP), não resistiu e morreu. A informação foi divulgada nas redes sociais da Associação Mata Ciliar, para onde o animal foi encaminhado, nesta terça-feira (8).
O resgate foi feito no sábado (5). Desde então, a anta, um filhote macho, passava por tratamento na ONG de Jundiaí (SP). Conforme a associação, o animal estava com um quadro crítico de desnutrição e desidratação.”Não se sabe quanto tempo ele estava sem a mãe e o quanto ele sofreu antes de ser resgatado. A nossa luta ainda continua para manter a esperança de sobrevivência das outras duas antas vítimas de queimada que estão sob os nossos cuidados”, diz o post.
Outra anta resgatada em Andradina, no dia 21 de setembro, também está sob cuidados da Mata Ciliar. Segundo a associação, Diná, como foi apelidada, teve lesões profundas nas patas e está se recuperando.
Segundo a Polícia Ambiental, o animal, que estava desorientado, foi capturado no mesmo local onde outra anta foi encontrada gravemente ferida e morreu, no dia 13 de setembro. Ambos não conseguiram fugir do fogo e foram atingidos.
Conforme a ONG, há ainda um filhote que está sob cuidados da equipe e também se recupera. Ele teve o dorso queimado e recebe cuidados neonatais.
A anta, maior mamífero terrestre da América do Sul, está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção como vulnerável. O levantamento é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA).