A rede municipal de ensino teve 16 alunos classificados no 12º Concurso Literário Filhos da Terra. A premiação aconteceu na última quinta e sexta-feira, no Teatro Municipal Merciol Viscardi.
A categoria poema infantil teve o maior número de alunos classificados. Seis estudantes levaram para casa troféus, medalhas e diplomas.
Um aluno da Emef Koei Arakaki ficou em 1º lugar, dois alunos das Emefs José Zantedeschi e Koei Arakaki ficaram em 2º e três alunos ficaram em 3º lugar, sendo dois da Emef Cel. Francisco Arnaldo da Silva e um da Ivonete Amaral da Silva Rosa ficaram.
Na categoria prosa infantil cinco alunos se classificaram. Dois alunos da Emef Koei Arakaki ficaram em primeiro lugar. Já o 2º lugar ficou com a escola José Zantedeschi e, em 3º foi classificado dois alunos das escolas Dr. Alberto Senra e José Zantedeschi.
Já na categoria poema adulto, a Emef Melvin Jones classificou dois alunos em 1º e 3º lugar.
Na categoria prosa adulto, a Emefa Melvin Jones classificou três alunos em 1º, 2º e 3º lugar.
A escola mais premiada foi a Emefa Melvin Jones, foram dois troféus de 1º lugar, dois de 2º e um de 3º lugar.
O Concurso
O 12º Concurso Filhos da Terra selecionou cerca de 200 prosas e poemas, que foram divididos nas categorias adulto e infantil. Deste total, 125 foram premiados, sendo 41 pela categoria infantil e 84, adulto.
Todos os trabalhos selecionados foram editados em dois livros do 12º Concurso Filhos da Terra, sendo um referente a categoria adulto e outro infantil, que foi ilustrado com desenhos produzidos por alunos.
A capa do livro infantil foi ilustrada com desenho do artista plástico fernandopolense, Valdir Silva, que era conhecido como Bira Torriceli. O artista plástico faleceu em julho deste ano.
O Concurso Literário Filhos da Terra homenageou a família do artista plástico na primeira noite, que revelou os vencedores da categoria infantil.
O prefeito Luiz Vilar marcou presença no evento e elogiou os participantes pelo desempenho e qualidade das produções literárias.
O concurso é promovido pela Prefeitura de Fernandópolis – através da Diretoria da Cultura – Grupo Filhos da Terra, Diretoria Regional de Ensino e Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) e visa incentivar e divulgar a produção literária no município.
As produções literárias foram avaliadas pela comissão julgadora, composta pelos professores: Celeste Antenore Rossi, Durval Ramanholli e Valdivino Pina da Silva.
Participaram do evento as vereadoras Candinha Nogueira e Creuza Nossa, o diretor pedagógico da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), Rubens Guilhemat, e o Ator e escritor Aléssio Fuzari.