sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FHC diz que Lula parece conivente

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou hoje que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em abrir ação penal contra os denunciados no esquema do mensalão é um fato…

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou hoje que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em abrir ação penal contra os denunciados no esquema do mensalão é um fato grave e, por essa razão, não adianta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fazer de conta que não é com ele. “É com ele sim. Não estou dizendo que ele seja responsável, mas enquanto ele não repudiar, dá a sensação que está conivente, ou leniente, para usar uma expressão mais branda”, destacou ao participar de evento sobre voto distrital promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), na capital paulista

Ao comentar a decisão do STF, FHC disse que o presidente Lula tem a obrigação de dar uma palavra à nação sobre o assunto. “Na entrevista que deu ao Estadão, o presidente Lula disse que só no final vai ter uma opinião. Ora, tenha paciência. Se ele foi traído, como disse, tem que dizer quem o traiu. Aí ficará numa posição mais limpa perante a nação. Caso contrário fica uma coisa nebulosa e dá a sensação que ele está passando a mão na cabeça (dos envolvidos).

Apesar da cobrança que fez ao presidente Lula, FHC disse que não quer prejulgar porque é a Justiça que fará este julgamento. Mas ponderou: “Os indícios são muito veementes de que houve o que o STF chamou de organização criminosa. Na versão do tribunal, essa organização estava incrustada no governo e usou dinheiro público”. Para o ex-presidente tucano, Lula tem que ser contra tudo isso e dizer: “Essa gente não serve, embora tenham sido meus companheiros.

Notícias relacionadas