domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEV viabiliza viagem de grupo para disputa em campeonato nacional

A Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) viabilizará a viagem do grupo Clube da Robótica, projeto desenvolvido pela entidade Lar Frei Arnaldo, para participar da etapa nacional do torneio First Lego…

A Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) viabilizará a viagem do grupo Clube da Robótica, projeto desenvolvido pela entidade Lar Frei Arnaldo, para participar da etapa nacional do torneio First Lego League (FLL). O campeonato será realizado entre os dias 16 e 18 de março, em Curitiba (PR).

Criado inicialmente nos Estados Unidos (EUA), o FLL é um programa sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o interesse de estudantes em temas como Ciência e Tecnologia. No Brasil, o programa é voltado para crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos.

O Clube da Robótica do Lar Frei Arnaldo, que existe há cinco anos, é composto, atualmente, por 28 integrantes, entre estudantes assistidos pela entidade, uma técnica, uma intérprete de libras, mentores voluntários e pais de alunos. Desde 2016, o projeto conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Votuporanga.

De acordo com Isabel Cristina Passos Motta, servidora do IFSP e técnica da equipe, intitulada Star BotsVotu, apesar de todas as dificuldades que o Lar enfrenta, como falta de infraestrutura e materiais, o grupo se empenhou e conseguiu se classificar para a etapa nacional.

“Disputamos a fase regional de São Paulo, na cidade de Indaiatuba, em fevereiro desse ano, e nos classificamos em 6º lugar, na categoria geral. Ao todo, 48 times participaram do torneio. Sendo assim, na próxima etapa, em Curitiba, concorreremos a uma das 10 vagas disponíveis para o campeonato internacional”, explicou.

Para o Diretor-Presidente da FEV, médico-veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos, é muito gratificante poder colaborar com um projeto tão importante como esse. “A FEV, enquanto Instituição comunitária e sem fins lucrativos, está sempre comprometida com a comunidade e aberta a parcerias que prezam pela construção e disseminação de conhecimento. Esperamos que o auxílio possa contribuir positivamente na vida dessas crianças e adolescentes”, finalizou.

Torneio
A equipe Star BotsVotu viajará para Curitiba nesta quarta-feira (dia 14). O torneio FLL, considerado a maior competição robótica do País, receberá 83 times de escolas públicas e particulares, no campus da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Por meio de uma experiência criativa, durante o torneio os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como a programar robôs autônomos com a tecnologia Lego Mindstorms.

Notícias relacionadas