A Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) viabilizou um respirador artificial para recém-nascidos (Babylog) à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Santa Casa, por meio da assinatura de um contrato em regime de comodato, na noite da última terça-feira (dia 17). O valor do equipamento, pleiteado pelo Rotary Club Votuporanga junto à FEV, é de R$ 165 mil.
A solenidade, realizada na sede do clube de serviço, contou com a presença da Diretoria Executiva da FEV, representada pelo Diretor-Presidente, médico-veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos; pelo Vice-Presidente, Antonio Carlos Frederico; e pelo Diretor 1º Tesoureiro, Paulo Roberto Albertoni; além do Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco; o coordenador do curso de Medicina da Instituição, médico cardiologista Prof. Me. Mauro Esteves Hernandes; o Provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana; a médica neonatologista Lara Galvani Greghi; o presidente do Rotary Club Votuporanga, Aires Fernando Francelino; o vereador Daniel David; e demais autoridades municipais.
Abrindo os discursos, o presidente do Rotary enfatizou a dedicação do clube de serviço, principalmente, a do companheiro Antonio Carlos Frederico, que também é Vice-Presidente da FEV e trouxe o projeto para o conhecimento da Diretoria. “Temos o privilégio de ter em nossa cidade a UNIFEV. Quando levamos o pedido até o Dr. Celso, conseguimos ver uma luz no fim do túnel. E assim, no decorrer das tratativas, fomos surpreendidos com a disposição da Instituição em abraçar a causa”.
Em sua fala, o Reitor citou os três pilares fundamentais nos quais a Instituição está alicerçada: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. “Por meio do pilar Ensino, forma-se um cidadão preocupado em transformar a comunidade ao seu entorno. Com a Pesquisa, descobre-se novos processos em prol da sociedade e, por fim, pela Extensão, desenvolvemos projetos que viabilizam todas essas melhorias. Assim, o Babylog, certamente, possibilitará salvar muitas vidas”.
Em seguida, representando a Câmara de Vereadores, Daniel David agradeceu o empenho dos envolvidos na aquisição do aparelho. “A UNIFEV, juntamente com os clubes de serviço, tem feito a diferença para Votuporanga. Quero parabenizar a Diretoria Executiva da Fundação. Ela foi essencial na concretização desse sonho!”, falou.
De acordo com Dr. Celso, a conquista beneficiará a UTI do Hospital e, consequentemente, toda a comunidade. “A FEV é uma entidade sem fins lucrativos, administrada por representantes da sociedade que querem o melhor para Votuporanga e região. Sentimos um imenso orgulho por viabilizar projetos assim, que são inteiramente voltados à população e possuem um viés socialmente responsável”, destacou.