segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Festival dos Pelados é realizado com distanciamento social

O Hadaka Matsuri, mais conhecido como “Festival dos Pelados”, que ocorre no templo Sadaiji Kannonin, na ilha de Honshu (Japão), há 500 anos, foi realizado, no último sábado (20/2), apesar…

O Hadaka Matsuri, mais conhecido como “Festival dos Pelados”, que ocorre no templo Sadaiji Kannonin, na ilha de Honshu (Japão), há 500 anos, foi realizado, no último sábado (20/2), apesar da pandemia de Covid-19 e dos riscos de primeiro cancelamento na História. Só na semana passada, o Japão iniciou a vacinação contra o coronavírus.

No evento, geralmente, milhares de homens tiram a roupa e ficam apenas com uma espécie de tanga chamada fundoshi para disputar o “bastão sagrado”, que mede 4cm de diâmetro e 20cm de comprimento. Ele é costumeiramente definido como uma “massa de carne se contorcendo”. Porém, neste ano, por causa da pandemia, apenas cem selecionados tiveram a honra participar de uma cerimônia singela no templo. Espectadores foram vetados. Não houve a tradicional batalha. Um monge escolheu aleatoriamente um dos participantes, que estavam posicionados diante da entrada do templo, com distanciamento social, para pegar o bastão.

A cerimônia silenciosa e sem tumultos constratou com eventos realizados nos anos anteriores, com uma multidão disputando os mínimos espaços no templo.

Acredita-se que os bastões sagrados, conhecidos como Shingi, trazem boa sorte por um ano inteiro para quem consegue agarrar um.

Neste ano, sem a batalha pelo bastão, os selecionados rezaram pelo fim da pandemia e pela paz mundial.

Notícias relacionadas