A 5.ª Festa das Nações de Votuporanga, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, reuniu cerca de 2,2 mil pessoas nos dois dias. Para o Jantar Português, realizado na sexta-feira, foram vendidos cerca de 420 convites, enquanto no sábado mais de 1,8 mil pessoas passaram pelo Assary Clube de Campo entre às 18 e 22 horas para saborear os quitutes de cinco colônias: italiana, espanhola, árabe, japonesa e brasileira.
O balanço oficial do evento, com o lucro a ser distribuído entre as entidades, deve ser divulgado pelo Fundo Social até o final da semana. A Festa das Nações reuniu 29 entidades assistenciais e ainda os Rotarys Clubes Novas Gerações, Votuporanga, 8 de Agosto e Novo Milênio, Lions Clube Votuporanga e Brisas Suaves, Associação de Judô Cerejeira e Associação Nipo Brasileiro, Interact Club Votuporanga e Capítulo Asas da Liberdade da Ordem DeMolay.
Na sexta-feira (28/09) foi realizado o tradicional Jantar Português, que teve como prato principal bacalhoada e ainda vinho branco e tinto. No sábado, as outras quatro colônias montaram suas barracas no Assary para comercializarem comidas típicas e bebidas. Além dos quitutes, danças típicas dos quatro países marcaram a noite como um belo espetáculo.
Desde coco da Bahia e cachorro quente, representando a Colônia Brasileira, até Sashi-mi e Sushi foram servidos durante toda a noite. O cardápio do sábado ainda contava com diversas massas, como talharim e canelone, na Colônia Italiana; quibes, coalhadas e esfirras, na Árabe; e doces espanhóis.
Conforme explica a presidente do Fundo Social, Marli Beneduzzi Pignatari, a renda da Festa das Nações será toda revertida para as entidades assistenciais participantes. O valor é dividido conforme a quantidade de ingressos vendidos pelas entidades.