sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ferrovia Norte-Sul acelera na região

Do papel para o chão. As obras do principal projeto da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) na região de Rio Preto vão se tornando realidade…

Do papel para o chão. As obras do principal projeto da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) na região de Rio Preto vão se tornando realidade pela força de máquinas e de 360 homens que rasgam o terreno, obedecendo ao traçado definido pelo quinto lote da Ferrovia Norte-Sul, que ligará a paulista Estrela d’Oeste à mineira Rio Arantes. Quando estiver pronta, em meados de 2014, a linha férrea vai conectar o Noroeste paulista a Belém (PA). Em sentido contrário, em uma etapa seguinte, poderá chegar ao Mercosul.

O andamento das obras no trecho que corta a região é o mais adiantado entre os cinco lotes da Extensão Sul da ferrovia e ligeiramente mais avançado em relação ao cronograma geral de todo este projeto. Dos 141,95 quilômetros de extensão do trecho, 26,5% já foram executados pela empresa Triunfo Iesa Infraestrutura (Tiisa). O investimento total, somente neste trecho, é estimado em R$ 434,3 milhões.

Para se ter uma ideia, no lote 2, entre Palmeiras de Goiás e Turvelândia, no mesmo Estado, apenas 19,6% das obras foram executadas nos 135,36 quilômetros. Trata-se do segundo lote mais adiantado até agora. A intenção, manifesta pela presidente Dilma Rousseff durante visita às obras da ferrovia em março, é de que em 2014 a ferrovia já esteja transportando cargas e pessoas entre Estrela d’Oeste e Açailândia (MA).

Notícias relacionadas