A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Fernandópolis, inaugura nessa quinta-feira (dia 24/5), as 14 horas, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social, em Fernandópolis.
O evento vai contar com a presença do secretário de Administração Penitenciária do Estado, Lourival Gomes, e do coordenador da Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt, do prefeito Luiz Vilar e de outras autoridades.
Esta será a primeira Unidade de Atendimento de Reintegração Social instalada na região noroeste do Estado. As unidades mais próximas funcionam em Birigui, Araçatuba, Presidente Prudente, Tupã, Assis e Marília.
O projeto da SAP de expansão de unidades de reintegração social vem alcançando o objetivo proposto graças ao grande envolvimento e empenho das prefeituras municipais, do poder judiciário e da sociedade. Com as novas unidades serão 47 em todo o Estado de São Paulo.
A unidade de Fernandópolis oferecerá o Programa de Penas e Medidas Alternativas, o Programa de Atenção ao Egresso e Família, o Pró-egresso e outros programas sociais destinados ao público alvo da unidade.
O “Programa de Penas e Medidas Alternativas” teve início em 1997 e mais de 90 mil pessoas tiveram uma segunda chance por terem cometido delitos de baixo potencial ofensivo. Utilizando suas habilidades e conhecimentos, poderão pagar sua dívida com a justiça e a sociedade em instituições locais, sem serem expostos ao cárcere, mantendo assim o vínculo familiar e social. O índice de reincidência observado no programa é de apenas 5,7% e o custo por apenado é em média de R$ 22,90.
Já o “Programa de Atenção ao Egresso e Família”, atendeu desde 2003, mais de 138 mil egressos e 24 mil familiares. Entre os egressos, mais de oito mil foram inclusos em cursos de capacitação e 7 mil conseguiram inserção no mercado de trabalho.
O Programa “Pró-Egresso”, parceria entre SAP, SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e tecnologia) e SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), busca gerar oportunidades para o público atendido, tanto para capacitação profissional quanto para inserção no mercado de trabalho.
A união de esforços e a criação desses mecanismos visam combater todas as possibilidades de que os usuários dos programas voltem a delinquir em decorrência da falta de oportunidades e do preconceito.
Fonte: João Carlos Bigaran Jr. (Comunicação CRSC).
SERVIÇO:
Inauguração UARS Fernandópolis
Dia 24 de maio de 2012 – 14 horas
Av. Manoel Marques Rosa, nº 1.635 (entre a Pernambuco e Minas Gerais, próximo ao edifício Paraty)
Informações: (11) 3107-7703 ramal 132
www.reintegracaosocial.sp.gov.br